Pesquisar este blog

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Os 3 Sentidos da Execução Instrumental

Tocar não é apenas colocar os dedos no instrumento e “tirar um som”. Existem muitos aspectos que são desprezados e que com o tempo começam a fazer falta no conteúdo técnico do instrumentista. Embora muitas vezes fiquemos limitados por regras do processo do estudo, esse caminho mais longo pode trazer maiores benefícios há longo prazo. Um desses aspectos é: como é realizado o processo de execução instrumental?

Tomar um instrumento, se posicionar, fazer a leitura, emitir o som. Aparentemente é um processo simples, mas você já parou pra pensar quais dos cinco sentidos humanos estão sendo utilizados nesse momento?

(pense um pouco...)

Se você disse três, você acertou! Isso mesmo três dos cinco sentidos (embora existam pessoas sinestésicas¹). Pense agora em uma das diversas áreas profissionais onde três dos cinco sentidos (podendo chegara utilizar os cinco por reflexo) podem estar sendo estimulados ou utilizados simultaneamente em apenas uma realização???

A visão faz a decodificação do código (partitura, cifragem ou tablatura) que é um dos aspectos necessários para o processo de execução instrumental. Digo necessário e não essencial porque hoje temos a escola de braile que tem tido resultados significativos. Todo o processo de “como deve ser este som” (construção da imagem do som final) é idealizado agora, pois todos os elementos inerentes a andamento, altura, dinâmica e expressividade estão sendo identificados neste momento. Mas você pode se perguntar: como isso acontece quando tocamos de memória? Pesquisas já comprovaram que quando tentamos identificar determinado objeto ou localização com as mãos, a parte do cérebro responsável pela visão é ativada. Então, embora estejamos apenas seguindo o ouvido para achar os acordes, existem aspectos musicais preconcebidos em nossa mente que formam a primeira parte do processo.

A sensibilização do contato das mãos no instrumento faz com que o tato seja o mapeador de deslocamento no instrumento, um verdadeiro GPS. Por isso a importância dos exercícios técnicos e de velocidade, pois tudo que será tocado nas músicas estará ligado a sua “intimidade” com a geografia do instrumento. Um bom posicionamento do corpo permitindo o movimento correto das alavancas do braço permitirá uma técnica mais refinada, assim, um deslocamento mais natural e uma execução mais segura e confiante. Aqui também é processada a qualidade com que o som deverá ser produzido. Após a leitura pela visão o cérebro recebe a informação e interpreta enviando para os dedos indicando a forma de ataque para que se tenha um determinado resultado sonoro.

A conferência de todo o processo ocorre pela audição, que, conforme o decorrer da música envia referências para o cérebro, que por sua vez busca a compatibilidade com as informações estabelecidas pela leitura. Isso mostra a importância do estudo e dos ensaios. A formação mental da música se dará pela repetição e a aferição contínua do que está escrito e como deve soar. Muito me admira que alguns músicos sejam tão descuidados com a audição bombardeando o ouvido com níveis altíssimos de volume, provocando com tempo a perca de freqüências auditivas, levando o músico a perder o aparelho de referência.

É certo que a falha ou a utilização parcial de um dos três sentidos prejudicará a forma como se toca, estuda e memoriza a música. Vale lembrar que a memória musical é baseada na combinação desses três aspectos. Quando combinamos de diferentes formas em pares esses três aspectos, temos a forma de leitura e memorização de cada um, exemplo: visão e tato (pessoas que lêem sem olhar constante mente para as mãos), visão e ouvido (pessoas que lêem e o ouvido é o guia), ouvido e tato (pessoas que tocam muito bem de ouvido).

1 Sinestesia -  Sensação, em uma parte do corpo, produzida pelo estímulo em outra parte; relação subjetiva que se estabelece espontaneamente entre uma percepção e outra que pertença ao domínio de um sentido diferente (p. ex., um perfume que evoca uma cor, um som que evoca uma imagem, etc.).

Um comentário:

  1. Spinning Rod – The best titanium dab tool for beginners
    The titanium cost Spinning Rod. This is a classic, very polished titanium trim version of a traditional three piece safety razor titanium hair straightener that has been designed everquest titanium to slice, titanium wallet crush, and

    ResponderExcluir